Please Please Me (1963)

Por: Rendrick Duarte

Nem preciso fazer uma resenha com tantos detalhes sobre os Beatles né? Os revolucionários do rock, Os Reis Do Iê-Iê-Iê... só vou colocar o basicão aqui, porque a fama da banda fala por si só.

Foi formada em Liverpool, na Inglaterra, na década de 60. Na formação temos Ringo Starr na bateria, John Lennon na guitarra, Paul McCartney no baixo e George Harrison na guitarra solo. Todos cantam. É, talvez, a banda mais influente da história. A cada 100 bandas que apareciam em uma década, pelo menos 97 queriam ser como os Beatles, tinham uma inspiração nos Beatles. O titio Ozzy disse que queria ser como os Beatles, Kurt Cobain disse em entrevista que queria ser como Ringo Starr... já tiveram muitas fases musicais, desde o rock n' roll mais simples, até um rock mais psicodélico. O sucesso foi quase de imediato, o som dos quatro garotos era pegajoso, empolgante e até um pouco pop. Particularmente eu não via taaaaanta coisa nos Beatles, mas vendo alguns fatos consegui enxergar a grandiosidade da banda: do primeiro álbum até o último, foram 7 anos. Conte mais uns 3 anos antes do lançamento do primeiro álbum como a banda com a formação oficial mesmo. 10 anos. Nesses 7 anos do primeiro álbum até o último, foram lançados nada menos que (pasmem) 14 álbuns de estúdio!! Vale lembrar também que Beatles era febre, a Beatlemania, a Fab-Four... imagine em 7 anos lançar 14 discos (mais ou menos 2 álbuns por ano), com turnês, apresentações na televisão, as fugas das fãs histéricas... não é qualquer banda que consegue fazer isso. O fim dos Beatles ocorreu em 1970, quando a banda decidiu se separar. Nunca foi dito um verdadeiro motivo para a dissoluão da banda, mas muitos beatlemaníacos colocam a culpa em Yoko Ono, namorada de Lennon. Depois do fim, os quatro garotos de Liverpool, agora maduros, seguiram em carreiras solos. Em 1980 John Lennon é assassinado por um fã, depois de dar um autógrafo para o mesmo. Em 2001 Harrison falece, vítima de um câncer de pulmão. Os únicos Beatles [possivelmente] vivos até hoje são Ringo e Paul. Mas... por que possivelmente? Muitas pessoas acreditam que o verdadeiro McCartney já teria morrido em um acidente de carro, no auge dos Beatles e da beatlemania. Mas sobre isso e muitos outros fatos curiosos sobre eles eu falo em outra postagem.

Please Please Me (1963)


Please Please Me é o primeiro álbum dos "Bítous", lançado em 1963. É o álbum mais antigo que eu tenho no meu HD. (e quem perguntou? ._.) Traz uma sonoridade bem contagiante, com toques de blues e jazz. Traz alguns covers, e músicas próprias também. Abrindo o álbum temos "I Saw Her Standing There", com um refrão colante, com o corinho dos Beatles... esse álbum tem o sucesso "Love Me Do", que inicia com uma gaita. Outro super sucesso é a cover "Twist And Shout". Quem nunca ouviu "Twist And Shout"? A música foi sucesso na década de 60, e depois na década de 80, depois de fazer parte da trilha sonora do filme "Curtindo A Vida Adoidado" (ótimo filme, por sinal). Geralmente essa música é sempre a última a ser gravada para os álbuns e a ser executada nos shows por exigir muito da voz. O álbum foi gravado em apenas um dia! Em pouco menos de 10 horas eles terminaram as gravações. Destaques também para outra cover, "Chains", a faixa-título "Please Please Me", que foi lançada em single juntamente com "P.S. I Love You" um ano antes do lançamento do álbum. A bluseira "Boys" também é muito boa. "Baby It's You" é outro cover, balada, que começa com um "chá lá lá lá...". Classicão, merce reconhecimento, não podia faltar aqui no blog.

01. I Saw Her Standing There
02. Misery
03. Anna (Go To Him)
04. Chains
05. Boys
06. Ask Me Why
07. Please Please Me
08. Love Me Do
09. P.S. I Love You
10. Baby It's You
11. Do You Want To Know A Secret
12. A Taste Of Honey
13. There's A Place
14. Twist And Shout
Download

Obs:

¹: O "basicão" acabou saindo grande pra cacete, mas ta bom né? xD

0 comentários:

Postar um comentário