Is This It (2001)

Por: Rendrick Duarte

Os Strokes são uma banda americana de rock, formada mais ou menos em 1998. Nikolai Fraiture e Julian Casablancas (baixista e vocalista respectivamente) eram amigos de infância. Pertencem à banda também o guitarrista Nick Valensi, o segundo guitarrista Albert Hammond Jr. e o baterista brasileiro Fabrizio Moretti. Moretti e Valensi tocavam juntos na época do colégio. Julian conheceu Albert quando foi estudar na Suíça, para ter uma lição de comportamento depois de ter problemas com o álcool. Quando Casablancas voltou para a América, descobriu que morava no apartamento em frente ao de Hammond. Depois todos se juntaram e formaram a banda, que rapidamente ganhou bastante popularidade lá em Manhattam. Na época, a banda foi a salvação do rock. Em um momento de decadência para o pop, os Strokes surgiram com um rock sujo que encantou as gravadoras, tendo uma disputa grande pela novidade no cenário. Eles tem muita influência em bandas do cenário underground, como o Velver Undreground, Television... Os 5 adolescentes são bem "boys", de classe média-alta. Julian Casablancas talvez seja o mais gringo deles, pois seu pai é o famoso empresário John Casablancas. Mas o som da banda é incrível. Moderno e ao mesmo tempo antigo, com shows bem doidões e acrobacias do vocal, muito comparado com Jim Morrison do The Doors.

Is This It (2001)

Is This It é o primeiro álbum deles. Lançado em 2001, depois de gravarem uma demo e serem disputados por várias gravadoras. Os Strokes mostram nesse álbum um som mais puxado pro indie rock, com os vocais meio preguiçosos de Casablancas, as guitarras simples e a bateria nervosa. Sim, era um estilo novo, algo que só os Strokes tinham feito até o momento. Parecia uma banda de garage. Cinco adolescentes bonitinhos e riquinhos, que resolveram montar uma banda ao invés de ficar jogando vídeo game em casa. Fizeram a coisa certa! Apesar de não soar muuuuito profissional, sem solos extraordinários ou coisa do tipo, Is This It chegou no momento certo pra dar uma ascenção no rock. Abrindo temos a faixa-título, com um começo estranho... a faixa soa como uma balada. "The Modern Age" já mostra um pouco mais de empolgação, com um vocal já um pouco mais solto. Essa faixa é um sucesso deles, uma faixa poderosa. Seguindo temos o vocal forçado em "Soma" e uma guitarra quase imperceptível. O maior sucesso do álbum é "Last Nite". É, essa música é frequentemente tocada nas rádios brazucas, passavam clipes dela direto na Mtv... uma música de potencial. Todos os membros aparecem por igual. Destaque ficam também para "Take It Or Leave It", a faixa mais chamativa do álbum (pelo menos pra mim), a rebelde "New York City Cops" e "Someday".

01. Is This It
02. The Modern Age
03. Soma
04. Barely Legal
05. Someday
06. Alone, Together
07. Last Nite
08. Hard To Explain
09. New York City Cops
10. Trying Your Luck
11. Take It Or Leave It
Download

Obs:

¹: A faixa "New York City Cops" foi substituída por uma chamada "When It Started", nos EUA, por conta dos ataques ao World Trade Center.

0 comentários:

Postar um comentário