Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985)

Por: Rendrick Duarte

Tava lendo minha postagem do Ultraje e me senti envergonhado com o que escrevi. Ficou muito vaga, e tinha muito mais coisa pra escrever. Então peguei e reescrevi:

O Ultraje A Rigor é uma banda brasileira, obviamente de rock, formada em São Paulo, nos anos 80, por Roger nos vocais e guitarra base, Leôspa (Leonardo Galasso) na bateria, Sílvio no baixo e Edgard Scandurra na guitarra solo. Pouco depois do nome da banda ser definido, Sílvio pulou fora, dando lugar à Maurício Defendi. Eles começaram tocando covers de Beatles, e de algumas bandas new wave. O nome da banda surgiu quando Roger gritou para Edgar, que estava longe, que ela ia se chamar "Ultraje". Depois Edgard vem perguntando "Como? Que traje, o traje a rigor?". O nome pegou, e é um dos maiores nomes do rock nacional. Fizeram muito sucesso por suas letras satíricas, inteligentes e animadas. É raríssimo encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido ao menos uma música do Ultraje. Como a maioria das bandas dos anos 80, o Ultraje marcou a época, as baladas eram embaladas por suas músicas "chacoalhantes", engraçadas e sensacionais. A banda teve grande mudança nos membros. Hoje apenas Roger da formação original ainda integra a banda, que agora é uma banda independente.


Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985)


Nós Vamos Invadir Sua Praia é o primeiro álbum do Ultraje A Rigor. Depois de estourarem alguns compactos, conseguiram contrato com uma gravadora. O álbum foi sucesso imediato, chegando a uma marca nunca alcançada por alguma banda de rock nacional: o primeiro disco de ouro e platina. Das 11 músicas presentes no disco, no mínimo 8 foram sucesso estrondoso em rádios e afins. Abrindo temos a faixa-título, "Nós Vamos Invadir Sua Praia", que é uma provocação ao Rio de Janeiro e a forte influência que eles tiveram e deram ao rock nacional. Queriam dizer que agora era a vez deles brilharem, se mostrarem... ou seja, iriam invadir a praia que até o momento era do Rio. "Rebelde Sem Causa" é uma faixa ótima, com um refrão pegajoso. "Mim Quer Tocar", por outro lado, é uma música estranha. Com as falas intercaladas em português e inglês, não é das minhas preferidas da banda. "Zoraide" tem uma das melhores letras que eu já ouvi do Ultraje, engraçada e com rimas inteligentes. Essa versão dela não me agrada muito, já a versão que abre o acústico... "Ciúme"! Quem nunca ouviu "Ciúme"? Pelo menos o refrão... Edgar sola muito bem nessa música. "Inútil" tem um riff fácil, porém excelente. A letra nem se fala. A ironia de Roger ao escrevê-la, criticando também o governo e a "inutilidade" dos brasileiros... "Marylou" é como um hino da banda. Difícil ver alguém que nunca ouviu ela, também. É das músicas que eu cantava com a turminha do mal na escola, ano passado. "Eu Me Amo" também foi um grande sucesso da banda. Pra fechar temos a gravação ao vivo de "Independente Futebol Clube", música que Roger fez para homenagear seu time. Me recuso a dizer qual é, mas não tenho nada contra a música, e canto ela normalmente.

01. Nós Vamos Invadir Sua Praia

02. Rebelde Sem Causa

03. Mim Quer Tocar

04. Zoraide

05. Ciúme

06. Inútil

07. Marylou

08. Jesse Go

09. Eu Me Amo

10. Se Você Sabia

11. Independente Futebol Clube

Download

0 comentários:

Postar um comentário