III Sides To Every Story (1992)

Por: Rendrick Duarte

III Sides To Every Story (1992)

III Sides To Every Story é o terceiro álbum lançado pelo Extreme. É um álbum muito mais trabalhado, com composições mais sérias e mais longas, comparado aos antigos. É o último álbum que conta com a formação original do Extreme. Depois de gravar esse álbum, o baterista Paul Geary deixou a banda, sendo substituído por Mike Mangini. O álbum é dividido em três partes: "Yours", "Mine" e "The Truth". Não sei se o álbum pode ser chamado de conceitual ou não, mas creio que as músicas tem alguma ligação. Nesse disco a banda deixa de lado o "funk metal" presente nos dois anteriores e apostam em um som mais maduro, com toda a técnica do guitarrista Bettencourt em solos excepcionais. A primeira divisão, "Yours", é mais puxada pro hard rock tradicional, rápido, cru... aborda temas como guerra, paz, política e racismo. Já a segunda divisão, "Mine", é mais experimental, envolvendo teclados, canções acústicas... as temáticas deste lado são mais filosóficas e sentimentais. "The Truth", por sua vez, é composta por uma espécie de mini ópera. São três músicas que compõem o que é chamado de "Everything Under Sun". Apesar de ser mais trabalhado e tudo mais, foi mal em vendas. Nenhuma faixa dele fez grande sucesso. Desse álbum as músicas que se destacam na primeira divisão são "Rest In Peace" que começa com um violino bem doido, "Politicalamity" com suas falas pegajosas e "Peacemaker Die" que tem um solo incrível e conta com uma parte do discurso de Martin Luther King. A segunda divisão, mais experimental, abre com "Seven Sundays", com Nuno no piano. "Tragic Comic" é mais acústica, mostrando que não é só balada que o Nuno consegue fazer no violão. "Stop The World" foi um dos singles lançados. Não é uma das minhas preferidas, mas tem um belo solo. No terceiro lado, "Rise 'N Shine" é meio que uma balada com os vocais intercalados entre Gary e Nuno. Gary solta mais a voz enquanto Nuno arrebenta nos backing vocals também. "Am I Ever Gonna Change" chama atenção por seu solo, e a levada da música. Fechando o álbum temos "Who Cares?", que começa lenta, ao som do piano... é a faixa mais longa do álbum, com mais de 8 minutos. Depois do piano entram violinos. Os vocais suavez de Gary tomam conta, com o acompanhamento de Nuno no piano. Depois de um tempo entra um solo de guitarra melódico, que para de repente deixando só a voz de Gary. Essa terceira divisão lembra um pouco do rock progressivo.

[Yours]

01. Warheads
02. Rest In Peace
03. Politicalamity
04. Color Me Blind
05. Cupid's Dead
06. Peacemaker Die
[Mine]
07. Seven Sundays
08. Tragic Comic
09. Our Father
10. Stop The World
11. God Isn't Dead?
12. Don't Leave Me Alone
[The Truth]
(Everything Under The Sun)
13. Rise 'N Shine
14. Am I Ever Gonna Change
15. Who Cares?
Download

Obs:

¹: As versões em CD não contém "Don't Leave Me Alone" por falta de espaço. Apenas as versões em cassete e vinil contém a música.

²: Em algumas versões do CD, a terceira divisão (The Truth), traz as faixas que compõem a "Everything Under The Sun" em uma faixa só. Ou seja, uma super faixa, sem pausa de uma pra outra. Outras versões já trazem as três músicas separadas.

³: O nome do álbum, escrito em algarismos romanos, é uma espécie de continuação. Sendo seu terceiro álbum (III Sides...) e pelo anterior ser chamado de Extreme II: Pornograffitti.

0 comentários:

Postar um comentário