Black Sabbath (1970)

Por: Rendrick Duarte

Black Sabbath é uma banda de heavy metal formada na Inglaterra, no fim da década de 60. Já teve muitas formações, tendo ficado apenas um membro original: Tony Iommi. A formação clássica con
sistia em: titio Ozzy nos vocais, Iommi na guitarra, Geezer Butler arrebentando no baixo e Bill Ward na batera. O Sabbath é talvez a banda mais influente do cenário heavy metal, sendo considerados percursores do movimento ao lado do Led Zeppelin e do Deep Purple. Mas nota-se uma grande diferença entre os sons feitos por estas três bandas. O Black Sabbath é bem mais obscuro, mais sombrio... eles tem muita influência no blues e um pouco de folk no primórdio, mas depois vai evoluindo e ficando cada vez mais "dark". Já teve em sua formação Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, exercendo a mesma função, Ronnie James Dio, vocalista do Rainbow, também como vocal do Sabbath, Eric Singer, atual batera do KISS e antigo Badlands, além de muitos outros músicos. É mundialmente reconhecida por músicas como "Iron Man", "Hole In The Sky" e "Sabbath Bloody Sabbath". Seus álbuns têm umas capas feias do cacete, como a do "Born Again" e também do "Paranoid". O som deles é diferenciado pelo fato de Iommi ter usado tipo uns pedaços de plástico na ponta de seus dedos. Aconteceu um acidente em uma metalúrgica onde ele trabalhava, e uma máquina acabou atingindo seus dedos da mão direita. Tony achou que nunca mais ia conseguir tocar, pois a máquina meio que tinha esmagado seus dedos. A solução foi colocar borracha derretida. Com isso, o atrito entre as cordas fica menor, fazendo um som mais pesado. Iommi e Butler, na era clássica do Sabbath, tocavam seus respectivos intrumentos afinados em um tom mais baixo que o normal, para fazer constraste com a voz de Ozzy. Depois da saída de Ozzy e a entrada do Dio, eles começam a usar o tom normal. Estão na ativa até os dias de hoje, apesar do último trabalho como Black Sabbath ter sido lançado em 1995. Atualmente a banda se apresenta com o nome de Heaven & Hell.

Black Sabbath
(1970)


Primeiro álbum da banda, lançado em 1970. Depois da era "paz e amor", o Sabbath lança o primeiro álbum de heavy metal da história, com guitarras pesadas e distorcidas, além das letras obscuras. É o começo de um novo som, uma nova era, uma sensação nova, um som nunca ouvido antes. Aquilo se chamava heavy metal. Em 1970, bandas como o The Who, The Doors e Pink Floyd eram a sensação do momento. A primeira estava deixando a época das músicas mais "chacoalhantes" para entrar em um som mais maduro. A segunda estava se tornando cada vez mais louca e irresponsável. A terceira era totalmente piscodélica, com músicas meio sem sentido. Eis que surge o Sabbath para tirar o rock dessa vida. Com a voz marcante de Ozzy e os solos arrebatadores de Iommi, a banda lança seu álbum, auto-intitulado. Foi lançado em duas versõe: a europeia contem sete faixas. A americana contém apenas cinco, porém tem uma música que não tem na europeia, e a junção de duas que tem na outra versão. Complicado não? No set list você entenderá. Traz três grandes sucessos da banda: "Black Sabbath", faixa-título que inicia o álbum, com barulho de chuva e sinos. É lenta, gótica, e mostra um vocal assustador de Ozzy. No final, porém, ela fica rápida e mais pesada. Seguindo temos o outro sucesso, "The Wizard", que inicia com uma gaita suave... até que explode com um riff pesado e uma pré-iniciação meio blues. Apesar de não parecer, a letra da música é positiva. Há um trecho que diz algo como "O poder do mal desaparece/ demônios se afligem quando o mago está próximo/ ele transforma lágrimas em alegria/ todos ficam felizes quando o mago caminha por perto". "N.I.B." é outro sucesso, que começa com um riff de baixo extraordinário feito por Butler. O solo dessa faixa é sensacional, pirei a primeira vez que ouvi. "Evil Woman" saiu em single, mas não chegou a lugar nenhum. É um cover, muito bem executado. Meu destaque vai para "Behind The Wall Of Sleep", música bem simples que traz um riff marcante e um solo grandioso.

Versão europeia

01. Black Sabbath
02. The Wizard
03. Behind The Wall Of Sleep
04. N.I.B.
05. Evil Woman
06. Sleeping Village
07. Warning

Versão americana

01. Black Sabbath
02. The Wizard
03. Behind The Wall Of Sleep
04. Wicked World
05. Sleeping Village/ Warning

Pra vocês não ficarem boiando, o link do download é uma versão remasterizada, que tem todas essas músicas, com a seguinte set list:


01. Black Sabbath
02. The Wizard
03. Behind The Wall Of Sleep
04. N.I.B.
05. Evil Woman
06. Sleeping Village
07. Warning
08. Wicked World
Download

Obs:

¹: O álbum foi lançado em uma sexta-feira 13
²: É o próprio Ozzy que toca gaita nas músicas que tem a presença da mesma
³: Warning tem pouco mais de 10 minutos. A versão dela junto com Sleeping Village tem uns 14.

0 comentários:

Postar um comentário