Caress Of Steel (1975)

Por: Vanderlei Richardt

Caress Of Steel (1975)


Caress Of Steel é o terceiro álbum de estúdio do Rush, lançado em 1975. É o álbum com o menor número de faixas da banda até o momento, sendo aqui cinco. "Bastille Day" abre o álbum, com uma pegada pesada, um riff bem interessante. Como o título já sugere, a faixa fala sobre o marco histórico da tomada da Bastilha, na Revolução Francesa. "I Think I'm Going Bald" se trata de uma sátira da música "Goin' Blind", do álbum Hotter Than Hell, do Kiss. Como o Kiss, era na época companheiro de turnê do Rush, o grupo resolveu criar a música, meio que como uma brincadeirinha. Não demorou muito para que ela se tornasse alvo de críticas. "Lakeside Park" vem mais calma e suave que as duas anteriores, o parque retratado na canção realmente existe, se trata de um local do qual Neil Peart tinha várias lembranças. E com duas longas faixas progressivas é que se encerra o disco: "The Necromancer" e "The Fountain Of Lammeth". A primeira vem dividida em três partes:
  • I. Into The Darkness (00:00 a 04:20): Essa primeira parte é mais lenta e obscura, com algumas partes faladas e um vocal bem suave de Lee.
  • II. Under The Shadow (04:20 a 09:40): A segunda parte começa com a bateria bem marcante de Peart, seguida pela entrada pesada da guitarra de Lifeson e o baixo e vocais de Lee, se demonstrando aqui bem mais fortes e agressivos.
  • III. Return Of The Prince (08:40 a 12:32): A terceira e última parte vem, outra vez, com vocais falados no começo. Aqui o clima fica mais leve, essa é a parte menos obscura e talvez mais agradável de se ouvir.
A última canção é "The Fountain Of Lammeth", vem dividida em seis partes e ocupava o lado B inteiro da bolacha:
  • I. In The Valley (00:00 a 04:18): Começa com um dedilhado bem lento e vocais mais suaves. Mais adiante traz passagens mais pesadas com riffs e vocais fortes.
  • II. Didacts And Narpets (04:18 a 5:18): Se trata simplesmente de Peart arrebentando na bateria, a faixa traz ainda algumas falas.
  • III. No One At The Bridge (05:18 a 09:39): Os desmpenhos de Lee estão impressionantes aqui, os vocais dele estão meio "gritados". O belo solo de guitarra ao final desta parte também se destaca.
  • IV. Panacea (09:39 a 13:00): Esta parte é bem suave e se passa mais lentamente, você nem percebe quando já está próxima do fim.
  • V. Bacchus Plateau (13:00 a 16:09): Esta vem já mais representativa, com uma pegada mais hard e vocais que se destacam. Se encerra com um solo se dissolvendo e aos poucos dando lugar a The Fountain.
  • VI. The Fountain (16:09 a 19:57): Última parte da música, começa com bastante peso e velocidade, entretanto logo acontece uma quebra de ritmo e um vocal mais calmo toma conta da canção. Durante a faixa toda há alternância entre rapidez e lentidão.
1. Bastille Day
2. I Think I'm Going Bald

3. Lakeside Park

4. The Necromancer
I. Into The Darkness
II. Under The Shadow
III. Return Of The Prince

5. The Fountain Of Lammeth

I. In The Valley

II. Didacts And Narpets

III. No One At The Bridge
IV. Panacea
V. Bacchus Plateau

VI. The Fountain

Download

0 comentários:

Postar um comentário