Filmes para o fim de semana

Por: Rendrick Duarte

Aproveitando que hoje eu não tenho aula, vim postar uma coisa que há tempos eu tenho "cozinhado" no meu pensamento. Não sei se vai dar muito certo, mas como já diz aquele velho ditado [idiota], "quem não arrisca não petisca".

Ta sem o que fazer no fim de semana? Sem nenhum centavo no bolso pra sair com os amigos, com a namorada? Sua
bicicleta ta com o pneu furado e você não pode dar uns "rolé" por aí? Ta muito cansado pra ir jogar bola? Não ta a fim de ficar no computador o dia inteiro e quer alguma coisa que o faça passar o tédio? Aqui nós (ou apenas eu, sei lá ainda) daremos umas dicas de filmes para vocês assistirem. Não vamos colocar links pra download. É, nessa vocês vão ter que se virar. Ou procurem links pela net, ou aluguem na locadora (quem hoje em dia ainda aluga filme?) ou vai em uma dessas banquinhas que tem nas esquinas que vendem 7 dvds por 7 reais e comprem. Então, junte sua família, sua (seu) namorada(o), seus amigos da escola, a galerinha do curseeenho e vamos aos filmes (sim, porque o fim de semana não é composto de um dia só) Pra não fugir do foco principal do blog, os filmes de hoje tem a ver com música.


O primeiro deles é chamado "Crossroads" (A Encruzilhada aqui no Brasil). Foi lançado em 1986 e conta a história de um carinha que estuda música clássica, mas é apaixonado pelo blues. Seu nome é Eugene Martone e é interpretado por Ralph Macchio (sim, o garotinho do Karatê Kid). Seu professor de música, muito conservador, ou careta, não quer que ele estude o blues, mas Eugene não se reprime e vai atrás do sonho, da fama. Ele conheça a lenda de que Rober Johnson, um lendário violonista de blues que supostamente vendeu sua alma ao demo (o 666, fró hell, chame como quiser) em troca de seu talento no violão. Johnson tinha um contrato para gravar 30 músicas, porém, só gravou 29 antes de sua morte. A 30ª música "ficou perdida por aí". Eugene vai atrás dessa música perdida para começar sua carreira como "bluseiro". Para isso, ele pede a ajuda de um velho rabujento que era companheiro de Johnson: Willie Brown, gaitista de blues. Brown foi um gaitista famoso em sua época, mas estava esquecido e morava em um asilo. Eugene faz um puta esforço pra tirar o velho do asilo, para este lhe levar até a encruzilhada onde Johnson tinha feito o pacto com o demo. Nisso a história começa a se desenrolar. Eugene compra uma guitarra, conhece uma gateenha com quem ele passa uma noite, e descobre que Willie Brown também havia vendido sua alma pro demo. Não vou contar o final pra não estragar a emoção, mas posso adiantar que o elenco conta com nada mais nada menos que o super guitarrista Steve Vai. É um filme interessante, tem citações dos Stones, de Clapton... e fala muito sobre o blues, mostra algumas músicas.

Minha nota pra ele é: 9,5. É um filme praticamente perfeito: trilha sonora, história, atuações... mas podia ter um algo a mais pra ser melhor.


O segundo é "School Of Rock" (Escola De Rock, aqui no Brasil), lançado em 2003. É um filme manjadinho já, muitas pessoas já assistiram, foi um sucesso... mas é legal porque fala sobre o rock em geral. O personagem principal é interpretado por Jack Black, guitarrista e vocalista do Tenacious D. Ele faz um papel de um músico (Dewey) que é expulso de sua banda. Dewey mora com seu amigo Ned e a namorada. A namorada de Ned fica cansada de ver Dewey ser sustentado pelos dois e fala pra ele conseguir dinheiro se quiser continuar morando ali. Ned é um professor, Dewey é um rockstar sem banda... Ned recebe uma carta para trabalhar em uma escola como professor substituto. Dewey é quem recebe a carta, e como estava precisando de dinheiro, se passa por Ned e vai ser professor na escola. Lá ele descobre alguns talentos musicais e começa a formar uma banda com os garotos riquinhos. A banda tocaria em uma "batalha de bandas", onde a vencedora ganharia uma porrada de dinheiro. Para as crianças, Ned diz que é parte da matéria e que se ganharem vai valer alguma coisa no histórico escolar. As crianças, que estudavam música clássica, começam a ter aulas de rock com Dewey. O filme tras citações do AC/DC, Motörhead, Led Zeppelin, Sex Pistols, Rush, além de muitas outras. Na sua trilha sonora contém músicas como "Black Shuck" do The Darkness, "Touch Me" do The Doors, "It's A Long Way To The Top (If Wanna Rock N' Roll)" do AC/DC, "Sunshine Of Your Love" do Cream e mais uma penca de clássicos.

Minha nota: 8,5. Pra mim não é um óóóótimo filme, mas fala sobre o básico do rock, lançado em uma época em que o pop e o hip hop predominavam. Claro que não conseguiriam falar de todas as bandas do mundo, mas vale as citações.


Fica aí minhas dicas dessa semana.

Agora você deve estar pensando "Pô, segunda-feira é feriado... vai ser outro dia de tédio...". Aproveite segunda-feira pra fazer o que você não fez no fim de semana .__.

0 comentários:

Postar um comentário