Queen (1973)

Por: Vanderlei Richardt

Tudo começou com Brian May, Roger Taylor e Tim Staffel, que eram da banda "Smile", quando Staffel saiu do trio, o mesmo apresentou May e Taylor a Farrokh Bulsara, de nome artístico Freddie Mercury, que batizou a banda como Queen, mais tarde entraria também John Deacon. A formação ficou então a seguinte: Freddie Mercury como vocalista, Brian May como guitarrista, Roger Taylor como baterista e John Deacon como baixista. Com a formação definitiva, o Queen começa seu trabalho, trazendo algo inovador e composições que diferiam do que era comum no rock da época. O grande sucesso além da Inglaterra só vem no terceiro disco Sheer Heart Attack e desde então o Queen se torna uma banda de grande importância dentro do cenário musical. A carreira da banda tem um fim em 1991, com a morte do vocalista Freddie Mercury, ocasionada por AIDS, o Queen só retornaria então em 2008, quando Brian May e Roger Taylor se juntam a Paul Rodgers e formam o "Queen + Paul Rodgers", onde gravam um disco de inéditas.

Queen (1973)


É lançado em 1973, o auto-intitulado primeiro álbum do Queen. Depois de aproximadamente 2 anos da banda tocando aos arredores de Londres, receberam uma oportunidade do "De Lane Lea Studios" e pra lá enviaram uma demo com 5 músicas.
Apesar da qualidade da fita, o grupo recebeu apenas uma baixa oferta de uma gravadora, e usaram essa para atrair outras empresas. Em 1972 encontraram a Trident Studios, e lá gravaram o disco, entretanto estavam limitados a usar o estúdio somente quando o mesmo estivesse fora de atividade, ou seja, quando os outros artistas já o tivessem deixado, entre 3 e 7 horas da manhã, geralmente. Em 1973, o disco é finalmente lançado, trazendo como maior hit "Keep Yourself Alive". "Doing All Right", foi escrita ainda no trio "Smile" e traz Brian May ao piano, John Deacon compôs e cantou "Modern Times Rock n' Roll" e Freddie Mercury compôs "Jesus", que conta a história de Jesus de Nazaré, um tema um tanto quanto inusitado dentro do rock, e fechando o disco há a primeira versão de "Seven Seas Of Rhye", que era instrumental e saiu de maneira completa no disco seguinte, o Queen II.

1. Keep Yourself Alive
2. Doing All Right
3. Great King Rat
4. My Fairy King
5. Liar
6. The Night Comes Down
7. Modern Times Rock n' Roll
8. Son & Daughter
9. Jesus
10. Seven Seas Of Rhye... [instrumental]
Download

Obs:

¹ O Queen incluiu na capa do disco, o comentário "No synthesizers", pois algumas pessoas acharam que determinados efeitos realizados pela guitarra e vocais eram providos de sintetizadores.

0 comentários:

Postar um comentário