Insomniac (1995)

Por: Rendrick Duarte

Green Day é uma banda de punk rock californiana formada no final da década de 80 pelo baixista Mike Dirnt, o vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong e pelo baterista Tré Cool. No começo da carreira, a banda se chamava Sweet Children e o baterista era Al Sobrante (deve ser um apelido), que foi aluno de Tré. Faziam shows em pizzarias. Nessa época, Tré tocava com a The Lookouts. Depois de um tempo, a Sweet Children assinou contrato com a Lookout! Records e mudou o nome para Green Day. Sobrante deixa a banda durante a gravação do primeiro álbum, e chamam outro baterista para ocupar seu lugar, que é creditado em apenas uma faixa. Depois disso sim Tré Cool entra pra banda. Faziam um som bem "festivo", típico das bandas punk californianas, que não seguiam o punk feito antigamente pelo The Clash e Dead Kennedys. Em 2004 lançam um álbum que não agradou muito o público antigo fiel, American Idiot, que teve mais sucesso que álbuns antigos. A sonoridade da banda mudou, as composições ficaram mais maduras. Assim a banda caiu nas visões de uns, mas ganharam a popularidade de outros, sendo taxada de "emo", pela época que fez sucesso com o American Idiot. O trio está na ativa até hoje, e lançaram um álbum no começo do ano, o 21st Century Breakdown, que é um pouco mais pesado que seu antecessor.

Insomniac (1995)


Insomniac é o quarto álbum do Green Day, lançado em 1995. É considerado o álbum mais agressivo e sombrio da banda, e o encarte dele é uma viagem só. Não teve grande sucesso como seu antecessor, Dookie, mas conquistou muitos fãs novos também. Confesso que conheci o Green Day pelo American Idiot (foi uma das primeiras bandas de rock que eu comecei a ouvir, por esse álbum, acreditem se quiser), depois um primo meu me mostrou um ao vivo lançado depois. Quando baixei o Insomniac, fiquei impressionado. Na certeza de que ia ver (ou ouvir, no caso) um som mais politizado, fiquei de boca aberta. As músicas são rápidas e curtas, trouxe grandes sucessos da banda como Geek Stink Breath, Brainstew e Jaded. Destaque também para Stuck With Me, Walking Contradiction (que fecha o álbum), No Pride e Panic Song, música mais longa do disco, com 3:35. Vale a pena ouvir, principalmente se você acha que o Green Day é só aquilo que você viu nos clipes da MTV e saiu, como muitos, falando que "é só mais uma banda emo".

01. Armatage Shanks
02. Brat
03. Stuck With Me
04. Geek Stink Breath
05. No Pride
06. Babs Uvula Who?
07. 86
08. Panic Song
09. Stuart And The Avenue
10. Brainstew
11. Jaded
12. Westbound Sign
13. Tight Wad Hill
14. Walking Contradiction
Download

1 comentários:

henrique cardoso nimrod. disse...

coé, boa postagem !
tenho todos os CD's do Green Day aqui e posso garantir que esse é muito bom.
É bom deixar claro que não é uma banda emo, longe disso ! (;
Gostei do seu blog, se quiser fazer uma parceria com o meu é só falar. Abraço ! (;

Postar um comentário