Os 10 melhores solos das últimas músicas que eu ouvi

Por: Rendrick Duarte

Que saudade de postar aqui! Não esqueci dos filmes de sexta, só não to mais a fim de postar eles :P
O post de hoje eu meio que bolei de momento. Peguei um apanhado [enorme] de músicas aqui no computador, joguei no aleatório e escolhi os 10 melhores solos. Claro que aos meus ouvidos né ;D
Não vou falar que foi fácil... foram muitas, muitas, muitas músicas mesmo, e escolher apenas 10 foi cruel, muita coisa ficou de fora... então é isso.

Segue:

10. Icky Thump
Banda: White Stripes
Do álbum "Icky Thump"
Porquê o solo esta nessa lista: Jack White é um guitarrista que eu admiro muito pela simplicidade e criatividade. O solinho no final de Icky Thump me chamou muito a atenção quando ouvi ela no meio de N músicas. É incrível.

09. Iron Man
Banda: Black Sabbath
Do álbum "Paranoid"
Porquê o solo esta nessa lista: Sim, Iron Man é uma música muito poser, mas é um solo que eu gosto bastante. Bem trabalhado, não é chato de ouvir e não é tão "dark".

08. Zoraide
Banda: Ultraje A Rigor
Do álbum "Acústico MTv"
Porquê o solo esta nessa lista: Cara, é um acústico! Foi o primeiro solo realmente descente que eu ouvi em um acústico, e essa versão ficou melhor que a original. Não quero me gabar, mas eu tenho esse acústico em DVD, e vejo que o Serginho coloca a alma no solo. E claro que não poderia faltar um solo brazuka na lista, né?

07. Billion Dollar Babies
Banda: Alice Cooper
Do álbum "Billion Dollar Babies"
Porquê o solo esta nessa lista: Não tenho palavras pra explicar esse solo. Ele teve algo de especial que entrou na lista. Os melhores solos, na minha humilde opinião, são aqueles bem agudos, e Billion Dollar Babies dá um show nesse quesito.

06. Whole Lotta Rosie
Banda: AC/DC
Do álbum "Let There Be Rock"
Porquê o solo esta nessa lista: Outro solo que teve um "quê" a mais. Também tenho um DVD que mostra o Angus solando, doido como sempre, balançando a cabeça e fazendo giros e tudo mais. Com uma rapidez incrivelmente assustadora, o solo da música se destacou por me trazer um sessão de "descarrego". É, pirei no solo, me senti muito melhor depois de ouvi-lo. Não é à toa que Whole Lotta Rosie é a melhor música do AC/DC :P

05. Alive
Banda: Pearl Jam
Do álbum "Ten"
Porquê o solo esta nessa lista: Pois é, esse não vai ser difícil de falar. "Alive" é uma ótima música, a letra, o acompanhamento, a melodia... quando parece que não dá pra melhorar, entra o solo. Principalmente nos primeiros segundos, Stone Gossard mostra que grunge não é só aquela coisa entediosa, e que Nirvana fede.

04. Refrão De Um Bolero
Banda: Engenheiros Do Hawaii
Do álbum: "A Revolta Dos Dândis"
Porquê o solo esta nessa lista: Poxa, sem comentários. Licks dá a alma nesse solo. Refrão De Um Bolero é uma balada e tem um solo incrível desse, todo trabalhado, encaixa perfeitamente na música, e mostra que um guitarrista simples como o Augusto Licks pode elaborar um solo tão bom. Está chegando o momento... os 3 primeiros xD

03. Sympathy For The Devil
Banda: Rolling Stones
Do álbum "Beggar's Banquet"
Porquê o solo esta nessa lista: Como já disse quando escrevi sobre o solo da "Billion Dollar Babies", os melhores solos são aqueles agudos. "Sympathy For The Devil" se mantém sem êxito, só motrando os vocais de Mick Jagger e umas batidas parecendo roda de macumba. De repente entra o solo, quebrando a monotonia. Keith Richards escraviza a guitarra nessa música, faz ela gritar. Eu piro muito quando ouço o solo.

02. Whole Lotta Love
Banda: Led Zeppelin
Do álbum: "Led Zeppelin II"
Porquê o solo esta nessa lista: Primeiro que não poderia faltar um solo do Mr. Page na lista. Segundo que ele escraviza a guitarra também. Apesar de ser curto, o solo de "Whole Lotta Love" é incrível, começando pelo clima da música antes de começar. A "atmosfera" fica toda estranha, Bonzo dá umas viradas de bateria e o Mestre Page começa. Nos poucos segundos do solo, ele prova que não precisa ser um solo à la "Stairway To Heaven" pra saber bom.

01. Train Kept A Rollin'
Banda: Aerosmith
Do álbum "Get Your Wings"
Porquê o solo esta nessa lista: Juro que não é pra fazer média da minha banda favorita, mas "Train Kept A Rollin'" é toda especial. Começando por ser um cover. Não dá pra acreditar que aquela música não foi feita pelo Aerosmith. Pois é, ela é original dos Yardbirds. Quem conhece a versão do Aero e depois ouve a original tem um troço. Os antigos bad boys de Boston deram mais vida e ânimo para a música, fazendo um excelente trabalho. Correm boatos por aí de que a versão presente no Get Your Wings não foi tocada por Perry e Whitford. Que se dane, temos a versão do Rockin' The Joint que é ao vivo e está lado a lado com a versão do Get Your Wings. Já vi um vídeo na internet de um show em que Perry faz todos os solos sozinhos, e no DVD "LIVE In Philadelphia" ele divide os solos com Brad, fazendo uma puta apresentação. Já o "mini-solo" do começo já se percebe que é uma música poderosa. Durante a música, as pontes também mostram isso. O solo é muito, muito inspirado. Perry e Whitford estão sintonizados tão bem, que a guitarra parece gemer, gritar, pedir arrego. Train Kept A Rollin' definitivamente é A música pra fechar os shows do Aero.

0 comentários:

Postar um comentário