O Papa É Pop (1990)

Por: Rendrick Duarte
O Papa É Pop (1990)

O Papa É Pop é o quarto álbum dos Engenheiros. Lançado depois do ao vivo "Alívio Imediato", O Papa É Pop fez grande sucesso. As músicas mais famosas da banda se encontram nesse álbum. Um exemplo é o super hit "Era Um Garoto Que, Como Eu, Amava Os Beatles E Os Rolling Stones", que fez muito mais sucesso na versão dos Engenheiros. O riff conhecidíssimo, a letra conhecidíssima, os solos extremamente incríveis de Licks... o maior sucesso dos Engenheiros, que ironicamente não é deles! É o primeiro cover da banda, original de Os Incríveis. O vinil é dividido da seguinte forma: o lado A é "batizado" de "Lado Papa". O lado B é o "Lado Pop". Outro grande sucesso é "Pra Ser Sincero". Lenta, fácil de cantar, com a melodia legal, faz sucesso até hoje. Quer outro sucesso? "O Papa É Pop", faixa "rebelde", com aquele refrão que pega e não sai mais da sua cabeça. O riff também famoso, o solo, a bateria empolgante... é um álbum cheio. Pra mim não é o melhor deles, maas é ótimo. A faixa que abre o disco "O Exército De Um Homem Só I" tem uma enorme variação de solos, assim como a letra poética de Gessinger. "Nunca Mais Poder" é a que eu mais gosto. Não sei porque, mas ela me chama atenção. "Anoiteceu Em Porto Alegre", a música mais longa do álbum, tem um gradiente de ritmos, ficando mais pesada no refrão. "A Violência Travestida Faz Seu Trottoir" também merece destaque, com a letra protestante, o acompanhamento de Licks na guitarra e a linha de baixo de Gessinger. O finalzinho dela fica chato, mas tudo bem... "Ilusão De Ótica" é uma música bem doidona. Na parte que a voz de Gessinger começa a falar sem sentido, se você girar o disco ao contrário, ouvirá várias mensagens doidas. Isso é a ilusão de ótica, ou ilusão auditiva. Ilusão de óPtica seria sobre a visão. "O Exército De Um Homem Só II" é uma "mini-continuação" da parte I. "Perfeira Simetria" fecha o álbum, pegando emprestado a melodia de "O Papa É Pop". Se você ouvir uma e depois a outra verá que é a mesma coisa, só muda a letra. Aaah, quase ia me esquecendo de "Olhos Iguais Aos Seus": não é uma música que eu gosto muito, mas a letra romântica já me acompanhou em vários momentos da minha vida. Desculpe por não falar das músicas na ordem, comecei a falar da primeira que me veio na cabeça e a próxima usando o mesmo método.

Lado Papa

01. O Exército De Um Homem Só I

02. Era Um Garoto Que, Como Eu, Amava Os Beatles E Os Rolling Stones

03. O Exército De Um Homem Só II

04. Nunca Mais Poder

05. Pra Ser Sincero

06. Olhos Iguais Ao Seu

Lado Pop

07. O Papa É Pop

08. A Violência Travestida Faz Seu Trottoir

09. Anoiteceu Em Porto Alegre

10. Ilusão De Ótica

11. Perfeita Simetria

Download

Obs:

¹: Augusto Licks é o "nerd" que está sentado embaixo do quadro do Papa Não Sei Das Quantas. Sim, é aquele "nerd" que faz solos incríveis.

²: Sem perceber eu fiz três resenhas de álbuns: um de uma banda britânica lançado no início da década de 70, um de uma banda americana lançado na segunda metade da década de 80, e um de uma banda brasileira lançado no início da década de 90 =D

0 comentários:

Postar um comentário