Tommy (1969)

Por: Rendrick Duarte

Tommy (1969)


Tommy é o quarto álbum do The Who, lançado em 1969. É uma ópera-rock, um álbum conceitual... chame como quiser. É considerado o pai dos conceituais, e foi composto pelo guitarrista Pete Townshend.

Co
nta a história [fictícia] de Tommy Walker, que teve o pai dado como perdido durante a Primeira Guerra Mundial e volta para casa repentinamente depois de uns anos e mata o amante de sua esposa (mãe de Tommy, pra quem não entendeu), enquanto o pequeno Tommy presencia tudo por um espelho. Os pais o convencem de que ele não viu nem ouviu nada, e de que não irá contar o acontecido a ninguém. O pobre Tommy então se torna cego, surdo e mudo, como aqueles três macacos de algum lugar aí. Depois disso, Tommy tem visões de um estranho com uma longa barba (não é o Papai Noel), vestido de dourado, que o leva a uma jornada espiritual. Durante sua infância, Tommy sofre abusos de seus familiares, e interpreta suas sensações físicas em forma de música. Já adulto, Tommy se depara com uma máquina de pinball e fica viciado no jogo. Se torna mestre no pinball (assim como o Chris se tornou mestre em Asteroids) e consegue uma legião de fãs. Tommy é curado depois que um médico coloca um espelho à sua frente. Sua mãe estilhaça o espelho quando percebe que Tommy consegue enxergar seus própio reflexo. Depois da cura, Tommy dá uma de Messias e tenta levar seus fãs à salvação, como aconteceu com ele nas visões do velho vestido de dourado. Por conta de explorações de seus parentes e a mão pesada de seu culto, provoca-se uma revolta contra ele. A história termina dando uma sensação de que Tommy fecha-se novamente ao mundo.

O álbum é ótimo, Townshend demonstra toda sua técnica nos violões em várias músicas, cada integrante tem seus momentos... claro que algumas vezes você tem que prestar muita atenção para ouvir certinho algumas pontes, mas isso dá um clima a mais ao disco. O baixista John Entwistle disse depois que nunca chegou a ouvir o disco como deveria, devido ao trabalho que ele e a banda tiveram para gravar e regravar tantas músicas.

01. Overture

02. It's A Boy

03. 1921

04. Amazing Journey

05. Sparks

06. Eyesight To The Blind (The Hawker)

07. Christmas

08. Cousin Kevin

09. The Acid Queen

10. Underture

11. Do You Think It's Alright?

12. Fiddle About

13. Pinball Wizard

14. There's A Doctor

15. Go To The Mirror!

16. Tommy Can You Hear Me?

17. Smash The Mirror

18. Sensation

19. Miracle Cure

20. Sally Simpson

21. I'm Free

22. Welcome

23. Tommy's Holiday Camp

24. We're Not Gonna Take It
/See Me, Feel Me
Download

0 comentários:

Postar um comentário