Longe Demais Das Capitais (1986)/A Revolta Dos Dândis (1987)

Por: Rendrick Duarte

Essa resenha que eu vou fazer é meio diferente das outras já feitas aqui. Falarei sobre dois álbuns, pra vocês terem uma ideia do que a mudança de um guitarrista pode fazer com o som de uma banda.

Longe Demais Das Capitais (1986)

Capa do vinil:


Capa do cd:


Longe Demais Das Capitais é o primeiro álbum dos Engenheiros Do Hawaii, lançado após eles estourarem participando com duas músicas em uma coletânea chamada "Rock Grande Do Sul". Por razões desconhecidas, a capa e o encarte do vinil são coloridos, porém, no cd é preto e branco. Ainda contava com a formação de Humberto Gessinger nos vocais e guitarra, Carlos Maltz na bateria e Marcelo Pitz no baixo. A banda, nessa época, fazia um som mais puxado prum reagge, como se fosse um ska, dos Paralamas Do Sucesso. O disco fala muito sobre incertezas, insegurança e decepções. "Toda Forma De Poder" abre o disco, e foi a faixa de mais sucesso dele. Fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo, e foi gravada embutida com Chuva De Containers, no Acústico Novos Horizontes, de 2007. Seguindo temos "Segurança", que fez parte da
trilha sonora de uma novela da TV Manchete (é, o canal que passa Cavaleiros Do Zodíaco, Yu Yu Hakusho e Shurato), que não existe mais. Outro sucesso foi "Sopa De Letrinhas", música que eu particularmente não gosto muito. Destaco também a faixa-título "Longe Demais Das Capitais", "Crônica", que eu acho a melhor do disco e "Fé Nenhuma".

01. Toda Forma De Poder

02. Segurança

03. Eu Ligo Pra Você

04. Nossas Vidas

05. Fé Nenhuma

06. Beijos Pra Torcida

07. Todo Mundo É Uma Ilha

08. Longe Demais Das Capitais

09. Sweet Begônia

10. Nada A Ver

11. Crônica
12. Sopa De Letrinhas
Download


A Revolta Dos Dândis (1987)


Segundo álbum dos Engenheiros. Durante a gravação deste, Marcelo Pitz deixa a banda. Augusto Licks entra para a banda como guitarrista e Gessinger assume o baixo. Depois disso, o rumo que os Engenheiros tomam é totalmente diferente. Muito mais rock, a musicalidade deles ainda não está muito boa, Gessinger ainda não solta a voz... mas os solos de guitarra de Licks são chamativos. Apesar de simples, necessitam de muita técnica. O lado A praticamente inteiro fez sucesso. Desse disco não consigo destacar umas 3 ou 4, todas as músicas são boas. Abre com "A Revolta Dos Dândis I". Depois vem talvez o maior sucesso do álbum: Terra De Gigantes. Licks arrebenta nessa música. "Infinita Highway" foi hino da juventude da época. Se você conhece alguém que viveu aquela época, pergunte sobre a música, é quase certeza de que vão lembrar. "Refrão De Bolero" (que eu chamo de Refrão De UM Bolero) é minha segunda preferida do álbum. Fez bastante sucesso também. O solo do final da música... nem tenho palavras pra descrever o que Licks faz, o cara é muito foda. "Filmes De Guerra, Canções De Amor" fecha o lado A. Minha preferida desse álbum, não fez muito sucesso. A letra dela é sensacional. "A Revolta Dos Dândis II" abre o lado B. "Além Dos Outdoors" é uma música meio complexa, com talvez a letra mais interessante dos Engenheiros. Acho que Gessinger, quando escreveu essa música, quis expressar que as coisas vivem mudando: "As coisas mudam de nome, mas continuam sendo o que sempre serão [...] Mas o sangue só corre nas veias por pura falta de opção". A que eu menos gosto do álbum é "Quem Tem Pressa Não Se Interessa". Não que seja ruim, mas é menos legal que as outras. Não vou falar das outras porque senão vai ficar muito maior do que já ta ._.

01. A Revolta Dos Dândis I

02. Terra De Gigantes

03. Infinita Highway

04. Refrão De Bolero

05. Filmes De Guerra, Canções De Amor
06. A Revolta Dos Dândis II
07. Além Dos Outdoors

08. Vozes

09. Quem Tem Pressa Não Se Interessa

10. Desde Aquele Dia

11. Guardas Da Fronteira

Download

0 comentários:

Postar um comentário