Pronounced Leh-nerd Skin-nerd (1973)

Por: Vanderlei Richardt

Lynyrd Skynyrd é uma banda de Southern Rock, que se formou por volta de 1964, porém só vieram a gravar um disco nove anos mais tarde. A inspiração para o nome veio do instrutor de ginástica Leonard Skinner que não deixava os então estudantes Ronnie, Bob e Gary ter cabelos compridos, o nome da banda foi mudado para "Lynyrd Skynyrd" para preservar a identidade do sujeito. A formação do Lynyrd Skynyrd era: Ronnie Van Zant (vocal); Gary Rossington (guitarra); Allen Collins (guitarra); Ed King (guitarra); Leon Wilkeson (baixo); Billy Powell (teclado) e Bob Burns (bateria). Gravaram cinco álbuns entre 1973 e 1977, porém no mesmo ano sofreram um acidente de avião, onde viriam a falecer Ronnie Van Zant, Steve Gaines e sua irmã, Cassie Gaines (os dois últimos entraram na banda em 1975, sendo Cassie do trio feminino de vocais de apoio e Steve guitarrista substiuto de Ed King). Em 1987, a banda voltou a ativa, quando o irmão mais novo de Ronnie Van Zant, Johnny Van Zant a reuniu novamente.

Pronounced Leh-nerd Skin-nerd (1973)


Logo em seu primeiro trabalho, a banda já mostra grande potencial num álbum que agradou e vendeu bem, sendo que a banda já tinha um bom tempo de carreira, e grande número de fãs. Este disco trouxe muitos sucessos, que estão na maioria presentes no "lado A". A faixa de abertura, "I Ain't The One, a balada “Tuesday’s Gone” - regravada pelo Metallica, depois de 25 anos de seu lançamento - e a divertida “Gimme Three Steps” são destaques. Fechando o disco temos a fantástica execução de “Free Bird”, que mostra todo o potencial instrumental da banda, considerada um hino na época.


1. I Ain’t The One
2. Tuesday’s Gone
3. Gimme Three Steps
4. Simple Man
5. Things Goin’ On
6. Mississipi Kid
7. Poison Whiskey
8. Free Bird
Download

Aerosmith (1973)

Por: Rendrick Duarte

Aerosmith é uma banda de hard rock americana formada em Boston, no início dos anos 70. Foi a junção de duas bandas: a Chain Reaction, que tinha como membro Steven Tyler, e a The Jam Band, que tinha Joe Perry e Tom
Hamilton. A primeira formação era constituída por Steven Tyler nos vocais, Joe Perry na guitarra e Tom Hamilton no baixo, tendo entrado depois na banda Ray Tabano como segundo guitarrista, que depois foi substituído por Brad Whitford, que era dos Earth Inc.. Tyler, que na Chain Reaction era baterista e solista, assumiu os vocais do Aerosmith com a entrada do baterista Joey Kramer. Alguém pode imaginar como seria o Aerosmith se o Steven continuasse na bateria, sem o Joey ter se juntado a banda?
Nos primórdios eles tocavam ao vivo em bares de Boston, fazendo alguns covers dos Beatles e dos Yardbirds, e também com algumas músicas próprias. O sucesso além de Boston começou após o 3º álbum, Toys In The Attic. Por aqui eles fizeram maior sucesso (infelizmente), na década de 90, depois de emplacar várias baladas em rádios e com os clipes na MTv. O Aerosmith está na ativa até hoje, depois de 40 anos de carreira, e estão pra lançar um novo álbum.
Depois de alguns shows por Boston, eles conseguiram o prestígio do público de lá, e assinaram contrato com a Columbia Records. Seu primeiro álbum começou a ser gravado em outubro de 1972, e foi gravado em apenas duas semanas:

Aerosmith (1973)
Capa mais "feinha"

Capa mais "bonitinha"


Lançado em 1973, o álbum de estreia do Aerosmith não desfrutou de muito sucesso no começo. A banda ainda estava tentando pegar "o espírito da coisa". A voz do Steven ainda não estava muito boa, as baterias do Joey não soavam muito agressivas, enfim, todos estavam muito tímidos.
Mas mesmo assim, saíram desse álbum o single de Dream On, e a clássica Mama Kin. O álbum começa com a sensacional Make It, já com a primeira frase "
Good evening people welcome to the show" e fecha com a regravação de Walkin' The Dog, de Rufus Thomas, que também fez parte do primeiro álbum dos Rolling Stones. Destaque também para as faixas Movin' Out (a melhor do álbum, na minha modesta opinião) e One Way Street.

01. Make It
02. Somebody
03. Dream On
04. One Way Street
05. Mama Kin
06. Write Me
07. Movin' Out
08. Walkin' The Dog
Download

Várias Variáveis (1991)

Por: Rendrick Duarte

Engenheiros Do Hawaii é uma banda gaúcha formada em 1985 por quatro estudantes de uma certa faculdade de Arquitetura: Humberto Gessinger que tomava conta dos vocais e da guitarra, Carlos Stein que também fazia as guitarras, Marcelo Pitz comandava o baixo e Carlos Maltz que arrebentava nas baquetas. Antes de gravar o primeiro álbum, Carlos Stein saiu da banda, para depois ser integrante da
Nenhum De Nós. A "banda" agora era um power trio. Gravou seu primeiro álbum, "Longe Demais Das Capitais", e depois desse, é a vez de Marcelo Pitz deixar seu cargo por não querer uma mudança radical demais na rotina. Para o segundo álbum, entra o guitarrista Augusto Licks, e Gessinger assume o baixo. Seguiram com essa formação por mais 6 anos mais ou menos.

Várias Variáveis (1991)


Disco lançado em 1991, ainda contava com a formação Gessinger, Licks e Maltz. É o 5º álbum de estúdio da banda, e este traz uma sonoridade mais pesada. As letras escritas por Gessinger e Licks são muito refletivas, e é um dos pontos fortes da banda. Humberto Gessinger é um dos melhores letristas que este país já "produziu". Desse disco saíram os vídeo-clipes de "Herdeiro Da Pampa Pobre", regravação de Gaúcho Da Fronteira e "Piano Bar". Destaque também para as faixas "Sala Vip", "Quartos De Hotel", "Sampa No Walkman" e "Muros E Grades".

01. O Sonho É Popular
02. Herdeiro Da Pampa Pobre
03. Sala Vip
04. Piano Bar
05. Ando Só
06. Quartos De Hotel
07. Várias Variáveis [meio instrumental]
08. Sampa No Walkman"
09. Muros E Grades
10. Museu De Cera
11. Curtametragem
12. Descendo A Serra
13. Não É Sempre
14. Nunca É Sempre
Download

Are You Experienced? (1967)

Por: Vanderlei Richardt

Jimi Hendrix nasceu em Seattle, Washington, nos Estados Unidos, início da década de 40. Em 1966, Hendrix foi para o Reino Unido, onde formou o "The Jimi Hendrix Experience" em conjunto com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding. Gravaram três álbuns de estúdio, "Are You Experienced" (1967); "Axis: Bold As Love" (1968) e "Eletric Ladyland" (1968). Hendrix tinha como inspiração artistas de blues e guitarristas de R&B, e mesmo depois de 40 anos de sua morte, que ocorreu em 1970, Jimi Hendrix é considerado por muitos como o melhor e mais influente guitarrista da história.

Are You Experienced? - 1967

Primeiro disco do The Jimi Hendrix Experience lançado em duas versões diferentes, uma nos Estados Unidos, e outra no Reino Unido. Com certeza esse é um dos melhores discos de estréia da história, Hendrix mostra a que veio, e o porquê de ser tão lembrado como guitarrista. Do disco se tiram ótimas músicas, vale lembrar da psicodélica “Third Stone From The Sun”, a manhosa "Foxy Lady", a faixa-título “Are You Experienced?” e "Fire".

Versão Britânica


A versão britânica possui três diferenciais da americana e são eles: "Can You See Me", a balada "Remember" e a fantástica canção de blues "Red House".

1. Foxy Lady
2. Manic Depression
3. Red House
4. Can You See Me
5. Love or Confusion
6. I Don’t Live Today
7. May This Be Love
8. Fire
9. Third Stone From The Sun
10. Remember
11. Are You Experienced?
Download




Versão Americana


A versão americana, assim como a britânica, possui três músicas diferentes: "Purple Haze", "The Wind Cries Mary" e Hey Joe, escrita por Billy Roberts.


1. Purple Haze
2. Manic Depression
3. Hey Joe
4. Love Or Confusion
5. May This Be Love
6. I Don’t Live Today
7. The Wind Cries Mary
8. Fire
9. Third Stone From The Sun
10. Foxy Lady
11. Are You Experienced?

Download

Highway To Hell (1979)

Por: Vanderlei Richardt

AC/DC é uma banda de Hard Rock, formada na Austrália, no início da década de 70 pelos irmãos Angus e Malcolm Young, guitarrista-solo e guitarrista-base respectivamente. Nos anos de 1973 e 1974 os irmãos Young procuravam membros competentes para a banda e mudaram diversas vezes de baixistas e bateristas, até que em 1975 se estabeleceram com Bon Scott (vocal), Mark Evans (baixo) e Phil Rudd (bateria), detalhe é que a formação mudou várias vezes. AC/DC é uma das poucas bandas que conseguiu a proeza de manter o mesmo estilo durante décadas de carreira e conquistou legiões de fãs adeptos, veremos adiante os trabalhos compostos por essa banda.

1979 - Highway To Hell


O primeiro álbum que alavancou a carreira do AC/DC significativamente, foi "Highway To Hell", o mesmo foi também o último álbum com Bon Scott, que viria a falecer no ano seguinte. A faixa título soa como uma mensagem do vocalista sobre o caminho que estava a tomar. Trás ótimas faixas, destaco aqui a sangrenta "If You Want Blood (You've Got It)", "Night Prowler", "Touch Too Much" e "Highway To Hell", que apresentava um contraste irônico com "Stairway To Heaven" de Led Zeppelin, significam "auto-estrada para o inferno" e "escadaria para o paraíso", respectivamente.
  1. Highway To Hell
  2. Girls Got Rhythm
  3. Walk All Over You
  4. Touch Too Much
  5. Beating Around The Bush
  6. Shot Down In Flames
  7. Get It Hot
  8. If You Want Blood (You've Got It)
  9. Love Hungry Man
  10. Night Prowler

Wish You Were Here (1975)

Por: Rendrick Duarte

Pink Floyd, é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1965 por Syd Barret, que era guitarrista, vocalista e principal compositor da primeira formação do Floyd. A primeira formação contou com Nick Mason na bateria, Richard Wright nos teclados, Syd Barret nos vocais e guitarra, e Roger Waters no baixo e vocais secundários. Porém, Barret depois foi substituído por David Gilmour, por seu comportamento difícil. Com a saída de Barret, o Pink Floyd lançou seus álbuns mais elaborados, e um deles é o Wish You Were Here:

Wish You Were Here (1975)


Lançado em 1975, o álbum tem um som mais melancólico do que os anteriores. Para muitos fãs esse é o álbum mais bem trabalhado deles, tendo a musicalidade superior a álbuns mais famosos da banda. Por ser um álbum de apenas 5 músicas, fica difícil destacar algumas, pois todo o conjunto é importante. Mas com toda certeza as faixas que mais chamam atenção são "Welcome To The Machine" e a faixa-título "Wish You Were Here", esta uma balada tributo a Syd Barret. O disco abre com "Shine On You Crazy Diamond (partes 1 à 5)", com uma poderosa melodia de início feita pelo mestre Gilmour, e encerra com as partes 6 à 9.

1. Shine On You Crazy Diamond (Pts. 1 - 5)
2. Welcome To The Machine
3. Have A Cigar
4. Wish You Were Here
5. Shine On You Crazy Diamond (Pts. 6 - 9)
Download


Queria dedicar esse post a meus amigos Letícia e seu irmão Wellington, super fãs do Pink Floyd. Um grande abraço pra vocês!!

Whitford/St. Holmes (1981)

Por: Vanderlei Richardt

Em 1980, o guitarrista-base do Aerosmith, Brad Whitford, deixa a banda e se junta a Derek St. Holmes, para formar o "Whitford St. Holmes" que teve um único álbum e não desfrutou de grande sucesso. Em 1984 Brad Whitford volta para o Aerosmith.

1981 - Whitford/St. Holmes


O álbum auto-intitulado da dupla, apresenta características do hard rock e metal. Whitford toca guitarra solo em todas as faixas do álbum, coisa que ele nunca fez no Aerosmith. Destacam-se "Sharpshooter", "Does It Really Matter?" e a balada "Every Morning".

1. I Need Love
2. Whiskey Woman
3. Hold On
4. Sharpshooter
5. Every Morning
6. Action
7. Shy Away
8. Does It Really Matter?
9. Spanish Boy
10. Mystery Girl
Download
Nota: O link mostra o álbum como sendo de 1980, mas ele é de 1981

Van Halen

Por: Rendrick Duarte

Van Halen é uma banda (de rock, claro) formada em 1974, em Los Angeles, pelos irmãos Alex e Eddie Van Halen, basterista e guitarrista, respectivamente. A banda teve a formação David Lee Roth (vocais), Alex Van Halen (bateria), Michael Anthony (baixo) e Eddie Van Halen (guitarra) até o ano de 1984, quando David Lee Roth deixou a banda.
Como o Van Halen é uma banda cheia de história pra contar, o resto fica pra outra postagem

Van Halen (1978)


Primeiro disco do Van Halen, de 1978, depois de várias demos mandadas para gravadoras. Fez muito sucesso pelo som diferenciado do que outras bandas faziam na época, e pelo talento nato do guitarrista Eddie Van Halen, que foi comparado a Jimi Hendrix e popularizou a técnica de tapping. O disco abre com a furiosa "Runnin' With The Devil" e segue com a poderosa "Eruption", uma instrumental fenomenal, com Eddie mostrando tudo que sabe fazer com uma guitarra na mão. Mas o sucesso mesmo veio com o cover do The Kinks, da música "You Really Got Me", muito mais agressiva do que a original. Destaques também para a faixa "Atomic Punk", uma espécie de crítica ao movimento punk que predominava na época, "Ain't Talkin' 'bout Love" e "On Fire", que fecha o disco.

1. Runnin' With The Devil
2. Eruption [instrumental]
3. You Really Got Me
4. Ain't Talkin' 'bout Love
5. I'm The One
6. Jamie's Cryin'
7. Atomic Punk
8. Feel Your Love Tonight
9. Little Dreamer
10. Ice Cream Man
11. On Fire
Download

Led Zeppelin I (1969)

Por: Vanderlei Richardt

Led Zeppelin é uma banda de rock, formada em Londres, Inglaterra, por Robert Plant (vocal); Jimmy Page (guitarra); John Paul Jones (baixo e teclado) e John Bonham (bateria). Uma das bandas mais influentes da década de 70 e considerada por muitos como a maior banda de rock da história, criou as bases para o Heavy Metal que viria a aparecer posteriormente. A banda teve duração entre 1969 e 1979, pois em 1980 a morte do baterista John Bonham colocava fim ao Led Zeppelin.

Led Zeppelin (1969)


Álbum de estréia do Led Zeppelin, gravado em 1968 e lançado em 1969, fez grande sucesso, logo em seu lançamento e chegou no Top 10 de álbuns na época. Mesclava blues e rock, e trouxe duas faixas escritas pelo artista de blues Willie Dixon: "You Shook Me" e "I Can't Quit You Baby". Trazia músicas rápidas como "Communication Breakdown" e elaboradas como "Your Time Is Gonna Come", destaque para "Dazed And Confused" e "Good Times Bad Times"

1. Good Times Bad Times
2. Babe I'm Gonna Leave You
3. You Shook Me
4. Dazed And Confused
5. Your Time Is Gonna Come
6. Black Mountain Side [instrumental]
7. Communication Breakdown
8. I Can't Quit You Baby
9. How Many More Times

Let There Be Rock!!

Por: Rendrick Duarte

Boa tarde! Aqui quem fala é o
Rendrick. Bem vindos ao nosso humilde blog! Estarei postando frequentemente, junto com meu amigo Vanderlei.

Aqui falaremos um pouco sobre música, e outros assuntos que possam surgir xD
A ideia inicial é de comentar sobre álbuns de bandas de rock e postar os links pros interessados baixarem, mas quem sabe a gente não possa falar de outras coisas além disso? Cinema, novidades, notícias, inutilidades, idiotices... bom, de começo é isso, espero que gostem.
E como diziam os Ramones: Hey ho, let's go!!